terça-feira, 30 de junho de 2009



Bem-vindos ao Planeta BRIC

BR«I»C, este artigo localiza-nos na índia.

Uma enfraquecida guerra entre dois (2) irmãos: Mukesh e Anil Ambani. Estamos no sector dos adubos aonde a bacia do gás natural produzido a partir do Bloco D 6 é fundamental para a comercialização de fertilizantes, e define “o pé de Guerra!”.

Embora exista um acordo governamental de interesse público, o litígio entre a família, ou seja, entre os dois irmãos podem em causa o interesse de toda a comunidade.

De relembrar que já há mais de 17 anos que as empresas criadas pelos dois irmãos Reliance Dhiruhai e Ambani Gruop têm estabelecido este acordo aparentemente apenas formal (só num papel!).

Para solucionar este problema foi acordado realizar varias negociações… o espantoso é que no dia das negociações ontem, segunda-feira (2ªFeira), os quatros (4) membros da equipa que deslocaram para se não encontraram ninguém da RIL.

O que torna mais complicado esta situação é o facto do supremo tribunal não admitir mais recursos para instancias superiores.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Bem-vindos ao Planeta BRIC!













Bem-vindos ao Planeta BRIC!





















Os BRIC anunciam que não estão dentro do mercado financeiro mundial para competir… não há necessidade de temor (medo)… os BRIC não atacam e não atacaram economicamente nenhuma nação, pelo que os USA podem estar sossegados.












Forte coesão dos BRIC ficou hoje, 16 de Junho, evidentemente demonstrada através da sua reunião aonde Sergei Ryabkov delineou alguns dos principais objectivos dos BRIC: Desenvolver a arquitectura financeira mundial por meio dos princípios formulados pelos BRICs, fortalecer as moedas nacionais até atingir o nível de poderem se tornarem reservas mundiais, forte participação e colaboração com o FMI de modo a retirar as economias em vias de desenvolvimento da actual crise.









BRICs são uma alternativa real ao G-7, apesar de trata-se de “um bebé que acaba de nascer, essencialmente está ainda no Berço” [comentário proferido por Sergei Ryabkov] mas já se pode sentir os efeitos em todo o planeta.




São de facto as quatro mais fortes económicas em todo Globo Terrestre. Os lideres do BRICs reunirão em Ecaterimburgo, situada geograficamente ao leste de Moscou há uma distância de 1420 Km nos Montes Urais.